sexta-feira, 12 de junho de 2015

Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência é aprovada no Senado


Para todos os que militam na área de inclusão, como nós do Instituto Pró-Cidadania, é um grande avanço a aprovação da Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência.

O projeto prevê a possibilidade do uso do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) para a compra de órteses e próteses, o que contribui para a melhor qualidade de vida destas pessoas, visto que o atendimento gratuito leva anos, em fila de espera. Já a obrigatoriedade das prefeituras de todo o país de tornar as calçadas acessíveis é o mínimo que se pode esperar para que pessoas com dificuldade de locomoção tenham garantido o seu direito constitucional de ir e vir.


Mas, para quem dedica seu trabalho à inclusão laboral, o melhor é poder resgatar a dignidade deste público, ofertando mais oportunidades de emprego, visto que também é previsto que as empresas com mais de 50 funcionários reservem pelo menos uma vaga para pessoas com deficiência e a maior massa empregadora do Brasil está nas pequenas empresas. Este é um grande benefício que inclui ativamente, no âmbito econômico do país, quase 28 milhões de pessoas adultas com potencial para o trabalho. É fortalecendo o adulto que pode trabalhar e assim cuidar de suas crianças e seus entes idosos que reduziremos drasticamente o abandono social que hoje vivemos.

Um abraço, 

Açucena Calixto Bonanato

Nenhum comentário:

Postar um comentário